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Certificado Digital

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica criada para facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas no envio de documentos importantes.

Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados.

Para empresas

  • Relacionamento com a Receita Federal;
  • Assinar digitalmente documentos com validade jurídica;
  • Emissão de notas fiscais eletrônica;
  • Realizar compromissos fiscais com o Governo como SPED, Siscomex, e-CAC e outros;
  • Cadastro PIS de funcionários;
  • Acessar o E-Social;
  • Segurança Privada ou Setor Público.

Documentação para validação do e-CNPJ via videoconferência

  • Cartão CNPJ impresso atualizado; Documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto);
  • Alteração(ões) contratual(ais) – se houver;
  • Alterações devem ser devidamente registradas nos órgãos competentes. Caso a última alteração seja consolidada, não é necessário apresentar o documento de constituição; caso contrário, será preciso apresentar todas as alterações anteriores.
  • Documentos de eleição da diretoria vigente – quando aplicável;
  • Para certificado e-MEI: Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

 

Do representante legal cadastrado na Receita Federal

  • Documento de identificação;

(Carteira de Identidade – RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM ou Passaporte);

São considerados documentos válidos os que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional e não estejam vencidos (exceção de vencimento para a CNH e outros documentos para maiores de 60 anos)

  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;

(caso o número esteja no documento de identidade, fica dispensada a apresentação);

Além da documentação, serão coletados seus dados biométricos (impressão digital** e facial) conforme legislação da ICP-Brasil.

**A coleta das impressões digitais é feita exclusivamente no atendimento presencial, junto à biometria facial. Nos atendimentos por videoconferência, somente a biometria facial será capturada.

Para pessoas físicas

  • Declaração de imposto de renda;
  • Assinar digitalmente documentos com validade jurídica;
  • Guia de Recolhimento do FGTS;
  • Acesso ao Detran, CNH Digital;
  • Enviar informações de previdência social (GFIP);
  • Serviços eletrônicos de cartório.

Documentação para validação do e-CPF via videoconferência

O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.

  • Documento de identificação;

(Carteira de Identidade – RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM ou Passaporte);

São considerados documentos válidos os que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional e não estejam vencidos (exceção de vencimento para a CNH e outros documentos para maiores de 60 anos)

  • Cadastro de Pessoa Física;

CPF (caso o número esteja no documento de identidade, fica dispensada a apresentação);

  • Para certificados e-Profissões (e-Saúde, e-Jurídico e e-Contador) é obrigatório a apresentação do documento de classe referente ao modelo de certificado adquirido, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade e com o registro ativo/regular no Conselho).

Além da documentação, serão coletados seus dados biométricos (impressão digital* e facial) conforme legislação da ICP-Brasil.

*A coleta das impressões digitais é feita exclusivamente no atendimento presencial, junto à biometria facial. Nos atendimentos por videoconferência, somente a biometria facial será capturada.

Principais Vantagens

Para entender melhor é muito importante sua empresa possuir o certificado digital pelo fato que  hoje o físico não aceita a entrega de obrigações sem a assinatura digital jurídica, como empresas que emitem nota fiscal eletrônica, por exemplo, precisam do certificado digital para garantir a origem das informações fiscais enviadas à Secretaria da Fazenda. Já os regimes de tributação de Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional também são obrigadas a ter esse certificado, pois elas precisam enviar declarações específicas aos órgãos competentes informando as obrigações vigente como:

  • SPED ECD (Escrituração Contábil digital);
  • SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
  • Envio de informações ao e-Social da empresa (tendo ou não empregados);
  • Acesso ao extrato de FGTS e Seguro Desemprego (quando se tem funcionários);
  • Parcelamento e formalização de processos com a Receita Federal;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Extração e importação das notas fiscais emitidas para informação a Receita;
  • Emitir nota fiscal eletrônica;
  • Acessar o E-CAC;
  • Acessar o Conectividade Social IPC da Caixa Econômica Federal;
  • Solicitar registro de marcas e patentes no INPI.

Hoje vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e, mesmo sem perceber o certificado digital possui cada vez mais vantagens em:

  • Maior credibilidade;
  • Segurança das informações;
  • Otimização do tempo;
  • Redução do risco de fraudes;
  • Eliminação da burocracia.

CONSULT CENTER CERTIFICADORA
possui uma ampla equipe especializada para realizar a emissão do seu Certificado Digital com comodidade e segurança, seguindo todas as medidas de segurança LGPD.

TIPO A1

O Certificado Digital A1 é um arquivo de computador, que fica armazenado diretamente na máquina em que será usado.

Esse Tipo A1, pode ser utilizado tanto para CNPJ como CPF.

O Certificado Digital A1 pode ser copiado para mais de um local. Os sistemas que precisam de certificado digital farão o acesso direto ao arquivo, sem precisar configurar a máquina nem fazer o acesso por meio de login e senha.

Para que o certificado digital A1 seja instalado em uma máquina, é necessário salvar o arquivo no computador. Um detalhe importante é que esse tipo de certificado não é compatível com o uso em dispositivos móveis (tablet e celular).

TIPO A3 CARTÃO

O Certificado Digital Tipo A3 fica armazenado em um cartão. O computador deverá ser preparado para acessar a leitora, com a instalação de programas específicos.

Esse Tipo A3, pode ser utilizado tanto para CNPJ como CPF.

O Certificado Digital Tipo A3 Cartão precisa de configurações adicionais para uso. A instalação é simples e rápida, e só precisa ser feita no primeiro uso do certificado naquela máquina. Todo o suporte, as orientações sobre a instalação dos programas, drivers compatíveis e arquivos são fornecidas pela Autoridade Certificadora aos usuários.

Esse tipo de Certificado tem senha obrigatória, com validades de 12, 24 e 36 meses. Todas as vezes em que for acessar os sistemas ou assinar documentos o usuário deverá informar O PIN cadastrado no momento da emissão do certificado A3. Uma dica: tenha essa senha guardada em algum lugar seguro, pois se um dia você esquecer, poderá consultar.

Além disso, nesse formato, você usa o certificado digital em quantos computadores quiser. Basta que você instale os softwares para conseguir o acesso em cada máquina.

TIPO A3 TOKEN

O Certificado Digital A3 fica armazenado em um token, ele também precisa de configurações adicionais para uso no computador.

Esse Tipo A3, pode ser utilizado tanto para CNPJ como CPF.

O Certificado Digital Tipo A3 Token fica armazenado apenas em um Token. O computador deverá ser preparado para acessar o token, com a instalação de programas específicos.

A instalação é simples e rápida, e só precisa ser feita no primeiro uso do certificado naquela máquina. Todo o suporte, as orientações sobre a instalação dos programas, drivers compatíveis e arquivos são fornecidas pela Autoridade Certificadora aos usuários.

Esse tipo de Certificado tem senha obrigatória, com validades de 12, 24 e 36 meses. Todas as vezes em que for acessar os sistemas ou assinar documentos o usuário deverá informar O PIN cadastrado no momento da emissão do certificado A3. Uma dica: tenha essa senha guardada em algum lugar seguro, pois se um dia você esquecer, poderá consultar.

Além disso, nesse formato, você usa o certificado digital em quantos computadores quiser. Basta que você instale os softwares para conseguir o acesso em cada máquina.

Entre em contato e faça o seu!
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Email: certificadodigital@consultcenter.com.br

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